quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

RELATÓRIO DA AÇÕES ESCOLARES

O presente relatório é sintese das observações de um trabalho desenvolvido no CEJA, com a turma de nivelamento EJA – Fundamental I – 1º ao 5º ano, turma coordenada por mim, professora Decele Saraiva.
Com essa turma foi desenvolvido o Projeto Horta na Escola – que procurou desenvolver a leitura e escrita dos alunos e a interdisciplinaridade do currículo escolar.
O proejto se desenvolveu da seguinte forma: como a turma era composta por alguns alunos da zona rural e, dentre eles, foi proposta a criação de uma horta, de pronto todos da turma aceitaram, por que levar o que sabiam fazer  para dentro da escola era algo de grande valor, pois se sentiram bastante úteis, pideram ensinar tanto aos colegas quanto ao professor.
Assim, foi proposto a turma a criação da horta em um espaço de área dentro do CEJA. Dividiu-se a turma em grupos, cada um responsável por uma fuinção. Por exemplo, certos alunos limpavam a terra, outros aravam , alguns adubavam, uns plantavam, aguavam e dessa forma sucessivamente tos participaram das etapas de plantio. Foram escolhidos as seguintes leguminosas: tomate, cebola, pimentão, coentro e cebolinha para compor a horta.
Toda atividade tinha o caráter de informação e interação. E seguindo um plano de aula, eu, como professora – propus que eles fizessem a contagem das sementes e do peso do adubo e da quantidade de água que utilizavam, além do registro do dia da evolução do plantio – trabalhando assim a Matemática. Para trabalhar Geografia escolhemos o melhor espaço para fazer a horta, pensando na quantidade de sol, sombra e vento que se precisaria ter. Quanto ao Português – depois de cada momento em campo, os alunos faziam o relato de com havia sido o trabalho do dia e produziam uma redação, cada um colocando no papel o que para si havia sido mais interessante.
Percebeu-se a iniciativa de estabelecer estudo num contexto determinado. Ora os alunos estvam no cultivo da terra, noutra no estudo da leitura e escrita de forma a nem sentirem que uma coisa levava o aprendizado da outra.
Foi uma experiência muito rica, o depoimento dos alunos nos surpreendeu, pois eles se sentiram envaidecidos, já que após a colheita, o alimento produzido serviu para o preparo da merenda na escola. Os aluno ficaram orgulhosos por aquilo que foi fruto do que eles tinham cultivado, sem falar no aprendizado, que se deu de forma mais dinâmica, prática, fácil e agradável.
Todo o trabalhjo foi registrado pela Professora Nilda, visto e acompanhado pela Coordenadora Pedagógica Clair Teixeira e pala Diretora Neila Rosana. 




Decele Saraiva
Professora da Escola CEJA - Frei José Ademir de Almeida

Um comentário:

  1. Parabéns professora Decele, muito boa a experiência, com certeza esse tipo de atividade os educandos aprendem e jamais esquecem.

    Rosete Siqueira

    Coordenadora de Ed. do Campo - Barcarena-PA

    ResponderExcluir

Gostou? Comente!!