RELATÓRIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA
PROFESSOR: Antonio Hélio de Sousa Nunes
DATA: 25, 26 e 27 de outubro de 2011
O Educador que busca uma formação contínua tende a ampliar o seu campo de trabalho. Segundo o estudioso Philippe Perrenoud, a formação profissional contínua se organiza em determinadas áreas prioritárias. Dentre elas estão às competências básicas que cabem ao educador.
A baixo segue conteúdo trabalhado na formação:
· Como fazer uso do Pen Drive corretamente
· Adicionando Widgets
· Convertendo arquivos odt para doc
· Convertendo para pdf e de pdf para txt
BLOG
· Como acessar o blog do CEJA
· Como acessar o blog por disciplina
· Picasa
· Postagem de arquivos
· Postagem de foto
· Postagem de várias fotos
· Editar postagem
· Excluir postagem
Antonio Hélio de Sousa Nunes
Professor - LEI
Laboratório Educacional de Informática
RELATÓRIO DO PLANEJAMENTO NO LEI
FORMAÇÃO CONTINUADA
Professor: Antonio Hélio de Sousa Nunes
Dias: 23, 24 e 25/08/2011
30, 31/08/2011 e 01/09/2011
Nossa formação continuada foi toda voltada a SEMANA CULTURAL da nossa escola, visando desenvolver trabalhos para serem exposto na culminância do projeto.
Me foi repassado uma proposta pela coordenação da escola, para trabalhar com os professores o tema: o folclore de todas as regiões brasileiras, visando criar um vídeo com todas as pesquisas desenvolvidas pelos professores.
Na primeira semana foi feita todas as pesquisas e seleção de arquivos para desenvolvermos a proposta da coordenação da escola.
Na segunda semana fiz uma explicação sobre o software que iríamos fazer uso para criarmos o vídeo com todas as fotos, texto e vídeos. Após todas as explicações começamos a trabalhar na elaboração do vídeo fazendo uso dos materiais selecionado pelo professores, e para a realização deste passamos a trabalhar como o software kdenlive. Que é livre no sentido de que você pode copiar o quanto quiser, distribuir pra qualquer um, e modificar ele desde que as modificações não mudem seu estado de liberdade. Este software permite fazermos edição em múltiplas faixas com uma linha de tempo e um número de faixas de áudio e vídeo virtualmente ilimitado, mais facilidades para dividir áudio e vídeo de um clipe em múltiplas faixas; Suporte a um punhado de formatos de arquivo de vídeo/áudio, como MOV, AVI, WMV, MPG, XviD, FLV e qualquer outro formato suportado pelo ffmpeg, entre outras.
Me foi repassado uma proposta pela coordenação da escola, para trabalhar com os professores o tema: o folclore de todas as regiões brasileiras, visando criar um vídeo com todas as pesquisas desenvolvidas pelos professores.
Na primeira semana foi feita todas as pesquisas e seleção de arquivos para desenvolvermos a proposta da coordenação da escola.
Na segunda semana fiz uma explicação sobre o software que iríamos fazer uso para criarmos o vídeo com todas as fotos, texto e vídeos. Após todas as explicações começamos a trabalhar na elaboração do vídeo fazendo uso dos materiais selecionado pelo professores, e para a realização deste passamos a trabalhar como o software kdenlive. Que é livre no sentido de que você pode copiar o quanto quiser, distribuir pra qualquer um, e modificar ele desde que as modificações não mudem seu estado de liberdade. Este software permite fazermos edição em múltiplas faixas com uma linha de tempo e um número de faixas de áudio e vídeo virtualmente ilimitado, mais facilidades para dividir áudio e vídeo de um clipe em múltiplas faixas; Suporte a um punhado de formatos de arquivo de vídeo/áudio, como MOV, AVI, WMV, MPG, XviD, FLV e qualquer outro formato suportado pelo ffmpeg, entre outras.
Antonio Hélio de Sousa Nunes
Professor do LEI
Professor do LEI
DADOS DOS PROFESSORES E DO LEI – 2011
NOME DA ESCOLA | NOME DO PROFESSOR | TURNO DE TRABALHO | E-MAIL | CARGA HORÁRIA |
CEJA | Antonio Hélio de Sousa Nunes | Noite | heliosousa@yahoo.com.br | 20 |
Lívia Maria Pinto Pereira | Manhã | liviamariarp@hotmail.com | 20 | |
EQUIPAMENTOS DO LEI |
17 | Computadores | |
01 | Impressora | |
01 | Notebook | |
01 | Projetor multimídia | |
INTERNET | IP Conect - 1 Mega |
RELATÓRIO DO PLANEJAMENTO NO LEI
FORMAÇÃO CONTINUADA
Professor: Antonio Hélio de Sousa Nunes Dias: 17, 18 e 19/05/2011
A formação foi direcionada ao uso e gerenciamento de E-mails, a escolha do tema da formação foi através de um levantamento junto aos professores sobre suas principais dificuldades no uso das tecnologias. De posse destas informações começamos a desenvolver um trabalho em cima das principais dificuldades relatadas pelos professores no que diz respeito ao E-mail como:
- Cadastrar uma conta de e-mail em um webmail gratuito na rede;
- Redigindo, enviando, recebendo e respondendo e-mails;
- Como enviar e-mails com vários arquivos em anexo;
- Como compactar arquivos para enviar anexo ao e-mail;
- Enviar e-mails para mais de uma pessoa;
- Adicionar contatos e excluir contatos;
- Baixar, abrir e salvar arquivos em anexo;
Hoje existe sites que oferecem várias possibilidades para os usuários de e-mail uma ferramenta que se tornou popular devido a grande facilidade encontrada pelas pessoas em se comunicar, desde que possuam um computador ou qualquer dispositivo conectado a Internet, essas pessoas podem enviar e receber mensagens a qualquer hora do dia e para qualquer lugar no mundo. O e-mail deixou de ser apenas uma mecanismo de troca de mensagens e passou a ser usado como ferramenta de comunicação entre grupos de funcionários, tornando o desenvolvimento do trabalho mais ágil.
Ao término desta formação espera-se que os profissionais envolvidos passem a fazer uso desta ferramenta no processo ensino e aprendizagem de maneira segura e clara.
RELATÓRIO DO PLANEJAMENTO NO LEI
FORMAÇÃO CONTINUADA
Professor: Antonio Hélio de Sousa Nunes
Dias: 28, 29 e 30/06/2011
Iniciamos a formação mostrando um vídeo sobre a Importância da Tecnologia na Educação procurando mostra que a próxima geração de educadores deverá ter mais facilidade com a informática e quem não conseguir ficará a margem de seus alunos. Devemos lembrar que o contato com essas tecnologias amplia o horizonte dos educadores e acena novas possibilidades pedagógicas e que devermos utilizá-las como um meio para melhorar a qualidade de ensino.
Na realidade esses recursos tecnológicos devem ser utilizados como mais uma ferramenta na construção do conhecimento dos nossos alunos, e o professor deve reconhecer que faz parte desse processo gerando autonomia e facilitando a aprendizagem.
Após o vídeo os professores esporam suas opiniões a respeito do assunto, mostrando algumas experiência exitosas que tiveram fazendo uso destes recursos no processo de ensino e aprendizagem.
Durante a formação também foi trabalhado o uso do Portal do Professor, Vídeo do YouTube, 4Shared, Como baixar um vídeo, Como baixar Filmes, Como converter vídeo e música e o site Futuratec. Os professores ficaram com a tarefa de elaborar uma aula para o mês de agosto, e enviar para o E-mail da Escola a mesma deve ser posta em prática com auxilio de algum recurso tecnológico.
Antonio Hélio de Sousa Nunes
Professor do LEI
a professora livia e melhor de todas
ResponderExcluir