Laboratório Educacional de Informática


RELATÓRIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA

PROFESSOR: Antonio Hélio de Sousa Nunes
DATA: 25, 26 e 27 de outubro de 2011


O Educador que busca uma formação contínua tende a ampliar o seu campo de trabalho. Segundo o estudioso Philippe Perrenoud, a formação profissional contínua se organiza em determinadas áreas prioritárias. Dentre elas estão às competências básicas que cabem ao educador.
 E é na busca destas competências que desenvolvemos as formações no LEI buscando sempre trabalhar as práticas oriundas das teorias. Tardif (2000) discute que as teorias só existem através de um sistema de práticas e de atores que as produzem a as assumem.
 O objetivo principal das formações no LEI é apresentar de forma teórica e na prática, como o professor poder fazer uso dos recursos tecnológicos disponíveis, para desenvolver aulas inovadoras e dinâmicas com isso tornar a aprendizagem do aluno mais produtiva e com resultados finais satisfatórios, os quais incluem um aumento expressivo na participação dos alunos durante as aulas e um interesse pela disciplina.

A baixo segue conteúdo trabalhado na formação:

·         Como fazer uso do Pen Drive corretamente
·         Adicionando Widgets
·         Convertendo arquivos odt para doc
·         Convertendo para pdf e de pdf para txt

BLOG
·         Como acessar o blog do CEJA
·         Como acessar o blog por disciplina
·         Picasa
·         Postagem de arquivos
·         Postagem de foto
·         Postagem de várias fotos
·         Editar postagem
·         Excluir postagem

Antonio Hélio de Sousa Nunes
Professor - LEI
Laboratório Educacional de Informática

RELATÓRIO DO PLANEJAMENTO NO LEI


FORMAÇÃO CONTINUADA

Professor: Antonio Hélio de Sousa Nunes
Dias: 23, 24 e 25/08/2011
30, 31/08/2011 e 01/09/2011

         Nossa formação continuada foi toda voltada a SEMANA CULTURAL da nossa escola, visando desenvolver trabalhos para serem exposto na culminância do projeto.
        Me foi repassado uma proposta pela coordenação da escola, para trabalhar com os professores o tema: o folclore de todas as regiões brasileiras, visando criar um vídeo com todas as pesquisas desenvolvidas pelos professores.
         Na primeira semana foi feita todas as pesquisas e seleção de arquivos para desenvolvermos a proposta da coordenação da escola.
          Na segunda semana fiz uma explicação sobre o software que iríamos fazer uso para criarmos o vídeo com todas as fotos, texto e vídeos. Após todas as explicações começamos a trabalhar na elaboração do vídeo fazendo uso dos materiais selecionado pelo professores, e para a realização deste passamos a trabalhar como o software kdenlive. Que é livre no sentido de que você pode copiar o quanto quiser, distribuir pra qualquer um, e modificar ele desde que as modificações não mudem seu estado de liberdade. Este software permite fazermos edição em múltiplas faixas com uma linha de tempo e um número de faixas de áudio e vídeo virtualmente ilimitado, mais facilidades para dividir áudio e vídeo de um clipe em múltiplas faixas; Suporte a um punhado de formatos de arquivo de vídeo/áudio, como MOV, AVI, WMV, MPG, XviD, FLV e qualquer outro formato suportado pelo ffmpeg, entre outras.


Antonio Hélio de Sousa Nunes
Professor do LEI

DADOS DOS PROFESSORES E DO LEI – 2011
NOME DA ESCOLA
NOME DO PROFESSOR
TURNO DE TRABALHO
E-MAIL
CARGA HORÁRIA
CEJA
Antonio Hélio de Sousa Nunes
Noite
heliosousa@yahoo.com.br
20
Lívia Maria Pinto Pereira
Manhã
liviamariarp@hotmail.com
20
EQUIPAMENTOS DO LEI
17
Computadores

01
Impressora

01
Notebook

01
Projetor multimídia

INTERNET
IP Conect - 1 Mega


RELATÓRIO DO PLANEJAMENTO NO LEI

FORMAÇÃO CONTINUADA

Professor: Antonio Hélio de Sousa Nunes                  Dias: 17, 18 e 19/05/2011

A formação foi direcionada ao uso e gerenciamento de E-mails, a escolha do tema da formação foi através de um levantamento junto aos professores sobre suas principais dificuldades no uso das tecnologias. De posse destas informações começamos a desenvolver um trabalho em cima das principais dificuldades relatadas pelos professores no que diz respeito ao E-mail como:

  • Cadastrar uma conta de e-mail em um webmail gratuito na rede;
  • Redigindo, enviando, recebendo e respondendo e-mails;
  • Como enviar e-mails com vários arquivos em anexo;
  • Como compactar arquivos para enviar anexo ao e-mail;
  • Enviar e-mails para mais de uma pessoa;
  • Adicionar contatos e excluir contatos;
  • Baixar, abrir e salvar arquivos em anexo;

Hoje existe sites que oferecem várias possibilidades para os usuários de e-mail uma ferramenta que se tornou popular devido a grande facilidade encontrada pelas pessoas em se comunicar, desde que possuam um computador ou qualquer dispositivo conectado a Internet, essas pessoas podem enviar e receber mensagens a qualquer hora do dia e para qualquer lugar no mundo. O e-mail deixou de ser apenas uma mecanismo de troca de mensagens e passou a ser usado como ferramenta de comunicação entre grupos de funcionários, tornando o desenvolvimento do trabalho mais ágil.
Ao término desta formação espera-se que os profissionais envolvidos passem a fazer uso desta ferramenta no processo ensino e aprendizagem de maneira segura e clara.

RELATÓRIO DO PLANEJAMENTO NO LEI

FORMAÇÃO CONTINUADA

Professor: Antonio Hélio de Sousa Nunes
Dias: 28, 29 e 30/06/2011

Iniciamos a formação mostrando um vídeo sobre a Importância da Tecnologia na Educação procurando mostra que a próxima geração de educadores deverá ter mais facilidade com a informática e quem não conseguir ficará a margem de seus alunos. Devemos lembrar que o contato com essas tecnologias amplia o horizonte dos educadores e acena novas possibilidades pedagógicas e que devermos utilizá-las como um meio para melhorar a qualidade de ensino.
Na realidade esses recursos tecnológicos devem ser utilizados como mais uma ferramenta na construção do conhecimento dos nossos alunos, e o professor deve reconhecer que faz parte desse processo gerando autonomia e facilitando a aprendizagem.
Após o vídeo os professores esporam suas opiniões a respeito do assunto, mostrando algumas experiência exitosas que tiveram fazendo uso destes recursos no processo de ensino e aprendizagem.
Durante a formação também foi trabalhado o uso do Portal do Professor, Vídeo do YouTube, 4Shared, Como baixar um vídeo, Como baixar Filmes, Como converter vídeo e música e o site Futuratec. Os professores ficaram com a tarefa de elaborar uma aula para o mês de agosto, e enviar para o E-mail da Escola a mesma deve ser posta em prática com auxilio de algum recurso tecnológico.

Antonio Hélio de Sousa Nunes
Professor do LEI

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