quinta-feira, 18 de agosto de 2011

REDAÇÃO NOTA 10


Do Enem para a Vida

10 Dicas para a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio que são úteis também no dia a dia.

Atenção ao que se propõe
Uma leitura cuidadosa da proposta de redação evita que o candidato fuja do tema ou só o tangencie.

Examine a antologia

Trechos selecionados pela prova cumprem a tarefa de provocar a reflexão acerca da situação-problema em questão.

Siga as instruções

Desrespeitar o mínimo de 8 e o máximo de 30 linhas escritas, bem como não entregar a prova à tinta, podem desclassificar o candidato.

Faça um rascunho

É nessa etapa que se organizam as ideias, esquematizando-as em parágrafos para que se organizem segundo a estrutura clássica da dissertação: introdução (apresentação da tese a ser defendida); desenvolvimento (argumentos que justifiquem a tese); conclusão (parágrafo final em que se expõe uma solução ou desfecho para o tema).

Norma culta

O domínio da língua não implica necessariamente um texto rebuscado. O ideal é que seja correto e simples. Convém evitar períodos longos demais e vocabulário pedante, bem como clichês e generalizações vazias.

Marcas de oralidade

Expressões da fala cotidiana, como “né”, “ok” ou “tá”, por exemplo, não têm lugar numa redação. Palavras obscenas também devem ser evitadas, a menos que indispensáveis ao tratamento do assunto.

Sem internetês

Abreviações do tipo “vc”, “hj”, “td”, etc., podem tirar pontos de uma redação que não está na situação de comunicação que exige o internetês. Nenhum leitor é obrigado a entender a linguagem dos computadores. Convém não usar nenhum tipo de abreviação equivocada.

Manter a pessoa do discurso

Convém manter a mesma pessoa do discurso ao longo de todo o texto – seja a 3ª do singular (“entende-se que ela tenha agido assim...”) ou a 1ª do plural (“vivemos uma era tecnológica...”.

Revisão final

É aconselhável ler o texto depois de terminá-lo, para que não passem possíveis deslizes gramaticais, erros de concordância, etc. Além disso, repetições redundâncias, comuns quando se escreve com presa, podem colocar a redação a perder.
Exercite

Escrever e reescrever textos ajuda a criar hábito.

Fonte: Revista Língua Portuguesa Pág. 40, 41 / FNDE – Ministério da Educação

Um comentário:

  1. gostei da dica.Na ultima prova do enem não concegui nada,nessa de 2011 sai bem.

    ResponderExcluir

Gostou? Comente!!